segunda-feira, 10 de abril de 2017

Qual a melhor ração para cachorro?



Com o desenvolvimento da chamada “indústria pet”, por sorte hoje temos inúmeras marcas de ração disponíveis nos mercados e nas lojas de artigos agropecuários de todo o país, mas nem sempre foi assim, pois antigamente as rações não tinham um controle de qualidade eficiente e as variedades eram muito restritas. E quando nos perguntamos sobre qual a melhor ração para cachorro hoje a resposta é bem mais satisfatória.



A melhor ração para cachorro necessariamente precisa:

  • Ser classificada como ração premium ou super premium. Isso é garantia de que o alimento além de ter passado por um rígido controle de qualidade, também é equilibrada em nutrientes e possui ingredientes selecionados e muito benéficos para a saúde do animal
  • Ter a melhor relação custo x benefício, pois nem sempre a ração mais cara é a melhor, e mesmo assim é necessário ter em mente que o animal vai ficar um bom tempo com essa alimentação, sendo necessário um bom poder aquisitivo para mantê-la
  • Ter bem esclarecido na embalagem seus níveis de garantia, isto é, as substâncias e os valores nutricionais da ração. Tal informação é essencial para que você mesmo possa fazer as devidas comparações e escolher a melhor ração de acordo com as necessidades específicas do animal.



Nesse artigo vamos citar dois pontos fundamentais para que encontre a melhor ração: a quantidade de proteína bruta e os valores de cálcio (Ca).

Proteína Bruta

Logo de cara, no quadro de informações nutricionais presentes em todas as embalagens de ração você verá escrito “proteína bruta” e isso é extremamente importante para a saúde do seu animal, pois níveis baixos de proteína podem deixar seu peludo anêmico, com pouca disposição, baixa imunidade, cansaço, etc.

Mas para que a ração tenha uma quantidade de proteína bruta satisfatória os ingredientes devem ser de boa qualidade, pois do contrário seu animal estará ingerindo somente muita massa sem nutrientes, o popular: “come muito e faz muito coco”. Em geral, os níveis garantidos devem ser de aproximadamente 25%

Vale lembrar que índices inadequados de proteína bruta na ração podem fazer com que seu animal fique obeso, ocasionando outros problemas.

Cálcio (Ca)

As melhores rações do mercado também devem garantir níveis adequados de cálcio ao seu animal, pois evita que no futuro seu peludo desenvolva problemas diversos, em especial para a saúde dos ossos.

Contudo, níveis elevados de cálcio podem causar outros problemas, por isso mesmo ela deve ser bem equilibrada, dosando a quantidade de cálcio em função dos níveis de fósforo.

Nesse caso, prefira rações que possuam níveis de cálcio (Ca) entre 0,5% e 1,0% não mais que isso. Mas sempre que observar esses níveis, confira também o percentual de fósforo que não deve ser muito superior ou inferior aos níveis já apresentados.

Portanto, a melhor ração para cachorro só pode ser aquela classificada como super premium e, entre elas destacamos:
  • Eukanuba.
  • Royal Canin.
  • Proplan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário